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Núcleo de inovação integra equipes e muda cultura dentro de secretarias

por Vinícius de Oliveiras - www.porvir.org


Levar a tecnologia para sala de aula e criar condições para o que professor sinta confiança de ensinar com metodologias ativas é um objetivo desejado por muitas secretarias de educação. Uma análise mais aproximada sobre o que acontece dentro das redes, no entanto, revela uma separação entre a área de tecnologia e a pedagógica. Tal postura acaba muitas vezes por travar desde a elaboração de formações assertivas para professores até a compra de recursos digitais para atender as escolas.


Entre as alternativas que permitem romper essa parede dentro das secretarias está a criação de um departamento para promover uma política de inovação, que tem como ponto de partida a colaboração entre todos os atores e tomadores de decisão. 
Em Alagoas, o núcleo de inovação criado em 2017 tem concentrado esforços para mudar a visão da rede que ligava inovação ao uso de tecnologia exclusivamente digital – e especialmente cara. Além de abrir o horizonte de atividades que dispensam o uso do laboratório de informática (que está sob risco de extinção), o novo departamento é responsável por fazer diagnósticos e propor soluções que atendam as necessidades dos professores.


“Desenhamos o Núcleo Estratégico de Inovação e Tecnologia na Educação com uma estrutura central que também está presente dentro de cada uma das regionais. Cada um desses braços é composto por técnicos responsáveis por mapear demandas e boas práticas das escolas, além de pensar a formação local”, disse Laura Souza, secretária-executiva da educação de Alagoas.


A nova estratégia da secretaria teve como norte as recomendações trazidas pelo Guia Edutec, do CIEB, que auxilia redes públicas em um processo de autoconhecimento de acordo com quatro dimensões: visão, competências, conteúdo/recursos digitais e infraestrutura.


Apesar de reconhecer o aperto no orçamento, a secretária-executiva diz que a mudança de estratégia tem permitido ao estado de Alagoas pensar a compra de tecnologia de um modo diferente, como no caso da compra de kits de robótica para 95 escolas para melhorar a aprendizagem de matemática.

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