E-mail:      comercial@damicoed.com.br

Rua Sgt. Mor João de Souza, 29 Conjunto 05 - Ipiranga - São Paulo / SP - CEP - 04209-0600
São Paulo – São Paulo
(11) 3280-7010 Cel. (11) 98158-7518 / 94545-0896
Santa Catarina – Florianópolis
(48) 3050-0346 - Cel. (48) 98860-8080

damicoed@damicoed.com.br

  • LinkedIn
  • comprasmunicipais-YouTube-Icon
  • compras-municipais-facebook
  • comprasmunicipais-tbird

48 - 98860-8080

© 2020 por D'Amico Editora Ltda

O que são os registros cadastrais???

Flavia Daniel Vianna  - Especialista em Licitações e Contratos

Advogada especialista e instrutora na área das licitações e contratos administrativos; Pós-graduada em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); Coordenadora Téc. e consultora jurídica da Vianna & Consultores Associados Ltda.
debate.licitacao@gmail.com

O Registro Cadastral constitui um conjunto de arquivos, um Banco de Dados, que documentam a situação jurídica, fiscal, técnica e financeira das empresas que participam de licitações.

 

O Registro Cadastral é um cadastro genérico, não objetiva (e nem teria como) uma licitação específica. Serve, na realidade, para verificação da documentação genérica dos licitantes, de acordo com os artigos 27 e seguintes da Lei nº 8.666/93, em relação aos documentos de habilitação, sendo de grande utilidade na habilitação jurídica e regularidade fiscal/ trabalhista.

Isso porque, a qualificação técnica e econômico-financeira, apesar de poder ser parcialmente exigida no momento do cadastro, dependerá, para sua satisfação total, da licitação concreta, ou seja, do objeto que será efetivamente licitado. Portanto, é comum que mesmo o cadastrado tenha que apresentar outros documentos pertinentes ao objeto da licitação específica, para comprovar os requisitos exigidos no edital da licitação, como condição de habilitação.

O Certificado de Registro Cadastral (CRC) irá, então, dispensar a documentação que já foi entregue no momento do cadastro e desde que estejam dentro do prazo de validade.

As finalidades do Registro Cadastral para a Administração Pública, será a simplificação da atividade licitatória e tornar mais célere o procedimento, uma vez que não será necessária a análise de documentação já analisada no momento do cadastro.

Em relação aos licitantes, possibilita que comprovem as condições de cadastramento sem riscos.


O fornecedor é responsável por sempre manter atualizadas suas certidões no respectivo registro cadastral (seja online, seja entregando os documentos nas unidades cadastradoras nos órgãos que não possuem sistema online).

Estabelece a Lei nº 8.666/93 que, o registro cadastral deverá ficar permanentemente aberto a qualquer interessado, que queira nele se inscrever (§1º, art. 34) e que a  Administração deverá, no mínimo uma vez ao ano, publicar na Imprensa Oficial e em jornal diário, chamamento público para a atualização dos registros existentes e para o ingresso de novos interessados.
Faculta-se também, àquelas entidades que não possuam Registros Cadastrais,
a utilizarem o cadastro de outras entidades. Mas, neste caso, o edital deverá trazer expressamente tal possibilidade e indicar de quais entidades aceitará o CRC.

O SICAF (Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores) foi instituído na Administração Federal, sendo o sistema cadastral do Poder Executivo Federal, mantido pelos órgãos integrantes do SISG (Sistema de Serviços Gerais). O SICAF poderá ser utilizado por qualquer órgão ou entidade pública de qualquer esfera governamental, mediante adesão.

Em 26 de abril de 2018, pela Instrução Normativa nº 3, foi instituído o SICAF 100% digital. Isso significa que no âmbito do SICAF as unidades cadastradoras foram extintas e agora, o fornecedor que faz seu cadastro e o atualiza pela internet.

Fornecedores que desejam se cadastrar basta fazê-lo gratuitamente pelo site www.comprasgovernamentais.gov.br. É necessário contudo possuir Certificado Digital conferido pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP – Brasil (e-CPF) e cadastro no portal Brasil Cidadão 
(https://scp.brasilcidadao.gov.br/)